As microempresas e a pseudo-vontade de aderir os padrões.

Acredito que a grande maioria de vocês, senão todos vocês, começaram de baixo, em uma empresa pequena, com poucos funcionários porém lutadora.

De todas as pequenas que trabalhei, lembro-me que a Web 2.0 era (e ainda é) utilizada como uma forma de atrair e conseguir clientes, era Web 2.0 aqui, Web 2.0 lá, os donos das empresas utilizavam o termo, mais nem sabiam ao certo, que ele queria dizer, eles só sabiam que isso estava atraindo a curiosidade dos clientes e eles depositavam as suas esperanças nessa tal de Web 2.0 (na época) a Web 2.0 já estava sendo muito bem falada, estruturada e aplicada por algumas grandes empresas que possuíam uma boa organização e principalmente maturidade.

Era mais ou menos igual aquela propaganda da escova de dentes com o limpador de línguas: – Quando crescer, vou querer ser como você.

Tudo bem, admirar não faz mal a ninguém, mas a maioria das empresas acabavam dando um passo maior que as pernas para poder logo sair contando para os clientes que podem desenvolver sistemas utilizando os conceitos que a Web 2.0 trazia.

A Mudança

Toda empresa esta familiarizada principalmente os lideres a desenvolver sites da forma tradicional, abrir um editor WYSIWYG (Ex: Dreamweaver) e sair criando tabelas, inserindo as imagens do layout, os textos etc, sem nem olhar o que esta sendo criado por trás. Este era o cenário a anos atrás.

São poucas as microempresas que possuem maturidade o suficiente para entender o passo que é começar a desenvolver utilizando conceitos da Web 2.0.

O cronograma aumenta, mais processos no ciclo de vida do projeto são acrescentados, pessoas precisam ser contratadas (dependendo do caso), documentação aumenta, o paradigma do desenvolvimento fica mais complexo e detalhado…tudo aumenta.

Toda essa adição de pessoas, processos e complexibilidade é consecutivamente convertida em mais despesas e mais tempo aplicado a um único projeto. As micros querem isso? na visão deles é Web 2.0 pra todos os lados na cabeça do cliente, e o melhor, sem adição no custo, e no prazo.

Quem apanha no final?

O coitado do programador que tem que fazer milagres em um curto intervalo de tempo, o coitado do cliente, que só queria o site dele prontinho em Web 2.0.
Mas quem toma o maior prejuízo no final, é a própria empresa que acaba tendo que gastar muito mais do que o vendido para o cliente, principalmente para correção de bugs e melhorias de processos que não ficou como o cliente esperava ou de acordo com a realidade da empresa.
Resultado: O Cliente fica insatisfeito, desiludido com essa tal de Web 2.0, nunca mais volta a ser cliente da empresa, fala mal de você para toda a direção da empresa e dependendo do desgaste até para a família.

A Web 2.0 trás conceitos inovadores que podem tornar uma pequena empresa, em uma grande empresa criadora de soluções e ideias. Mas toda essa força e os seus “benefícios” pode se virar contra a própria empresa e contra o seu próprio usuário, se a empresa não possui um processo sólido, com foco principalmente, no ciclo de vida de um projeto.

Para quem já trabalhou em uma pequena empresa, na época do boom empresarial em prol da Web 2.0, sabe o que eu estou falando.

Claro, que este cenário hoje já esta mudando muito, mas o velho ditado diz: Antes de melhorar, vai piorar…muito!

Tem empresas que aprendem na prática, outras aprendem na teoria para apanhar menos na prática ou caem naquilo que eu falei anteriormente, contratar mais pessoas!
Aplicar os conceitos da Web 2.0 nos seus projetos é uma questão de puro planejamento e estratégia se você entrar nessa só por entrar e ficar com um pé na web 2.0 e outro na 1.0 isso só vai fazer a sua empresa afundar e se comprometer cada dia mais com seus clientes.

Esta é uma visão minha, baseando-se em todas as pequenas empresas que eu trabalhei, se alguém possui um ponto de vista diferente e queira compartilhar, por favor, os comentários são abertos e muito bem aceitos.

Espero ter contribuído!
[]’s

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: