A importância das tags

Quando queremos estudar sobre qualquer assunto, é muito importante pesquisar não só o assunto em si, mais também, grande parte dos assuntos que o cercam, este é um grande diferencial que se levado a sério pode se tornar uma grande característica.

Por quê devo estudar a semântica das tags?

Quando falamos de semântica não falamos de uma só coisa, existem várias técnicas de codificação e formatação de hiper-textos que só podem ser concluída com êxito se levado o conhecimento semântico das suas tags e propriedades a sério como o tableless por ex.

Imagine como seria a criação de um layout tableless, se existissem somente 15-20 tags HTML, sim! aquelas principais que é mais comum de se encontrar nos layouts.

Imagine quantos ids e classes diferentes teríamos que criar, para definir todo o padrão visual de um site, se todas as tags se resumissem em 10 ou 20 tags de marcação que muitos estão acostumados a utilizar.

Então…qual a importância de conhecer o valor semântico das tags? ou melhor, não só das tags que você conhece , mas procurar conhecer novas tags sua história de uso e aplicação.

Quem trabalha com a criação de sites à muito tempo, pode ver na prática a diferença quando se conhece um numero limitado de tags e um numero mais abrangente, são dois lados da moeda, levando em conta que o estudo semântico das tags, não era levado muito a sério pelos desenvolvedores na época em que tudo se resumia em tabelas.

A codificação do seu documento html/xhtml fica muito mais rápida e menos “melosa”, quem não acha um saco ter que ficar toda hora lembrando o nome “daquela” classe ou “aquele” id definido no css para que uma tag assuma uma característica visual?

Quando conhecemos um numero maior de tags, podemos deixar o nosso código muito mais ramificado/desmembrado e independente de outros recursos, sem falar na hora da manipulação do documento utilizando DOM, tudo fica muito mais fácil e prático, por que eu só preciso simplesmente, criar o conteúdo, formata-lo, livre de classes e ids e com um código CSS bem escrito, toda a sua formatação e forma é automaticamente assumida.

Para tudo existe uma razão!

Enfie insto na cabeça, para tudo existe uma razão, todas as tag que conhecemos, foram criadas por um motivo, para atender uma demanda, por isso devemos estuda-las para utilizarmos somente para o que ela for pré-destinada.

Aonde posso aprender mais sobre semântica?

Separei alguns links interessantes para você que se interessa sobre o assunto e ainda tem “aquela” preguiça de pesquisar mais sobre o assunto, é muito complicado colocar no papel todos os benefícios de se aderir esta “característica” que comentei no começo do texto, somente utilizando na prática para poder saber o quão transformador pode ser este habito.

Web Semântica é uma extensão da Web tradicional
http://www.bax.com.br/news/News_Item.2004-04-29.8261853316

As premissas da Web Semântica
http://outrolado.com.br/Artigos/as_premissas_da_web_semantica__

A Semântica é que manda
http://www.tableless.com.br/a-semantica-e-que-manda

Introdução à semântica web
http://revolucao.etc.br/archives/introducao-a-semantica-web/

Web Semântica
http://www.encontros-bibli.ufsc.br/Edicao_18/2_Web_Semantica.pdf

Semântica Web
http://revolucao.etc.br/archives/category/semantica-web/

A web Semântica
http://www.tableless.com.br/a-web-semantica

Podcast – Microformatos e Semântica
http://brunotorres.net/blogbits-podcast-8-microformatos-e-semantica

Site recomendado – Semântico
http://www.semantico.com.br/

Introdução à web semâtica
http://www.acordapraweb.com/acorda-uma-introducao-a-web-semantica/

Espero ter contribuído!
[]’s

One thought on “A importância das tags

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: